quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Filé à Payard

Quem já foi ao Ateliê das Massas aqui em Porto Alegre talvez já tenha comido esse prato. É muito simples de fazer, super rápido (não leva 30 minutos para fazer tudo) e o sabor é muuuito bom.

Receita para duas pessoas:
- 500g de alcatra (ou filé mignon) cortada em bifes
- 2 cebolas picadinhas
- 1 vidro de champignons
- 1 caixinha pequena de creme de leite
- 1 xícara de leite
- 250g de talharim
- um pouquinho de óleo
- sal e pimenta do reino
- cebola e alho para temperar os bifes (eu usei em pó, mas pode ser fresco)

Cozinhe o talharim como de costume e reserve.
Tempere os bifes. Passe os bifes em uma panela alta. Retire os bifes e deixe-os reservados. Na mesma panela agora coloque um pouquinho mais de óleo e refogue as cebolas. Quando estiverem bem douradas, misture o creme de leite, o leite, os champignons e misture bem. Deixe aquecer um pouco, cuidando para não ferver (pode talhar se ferver). Misture o talharim reservado nesse molho, misture bem e sirva com os bifes em cima da massa. Ao servir polvilhe queijo parmesão ralado e um toque de pimenta do reino moída na hora. E bom apetite!!!

Duas dicas: eu particularmente não gosto, mas no restaurante é feito com nata ao invés do creme de leite- eu acho muito pesado, mas para quem gosta, fica bom.
Dica 2- se você tiver alho poró pode substituir as cebolas pelo alho poró, fica um sabor muito bom também, mais delicado do que com cebolas. Eu adoro alho poró, então sou suspeita para dizer qual prefiro hehehe...

7 comentários:

martina disse...

parece delicioso. eu sempre fiz tudo misturado, o filé picadinho junto do molho. vou experimentar separado da próxima vez.

agora, me responde uma pergunta que eu não entendi aqui: por que nata seria mais pesado do que creme de leite?

Myrna disse...

Verdade, fiquei com água na boca!

Martina, pelo menos aqui em SP, a diferença é que o creme de leite é nata com mais soro. Mais sabor, porém mais gordura. É meio difícil achar nata por aqui.

Myrna disse...

digo, a nata tem mais sabor :-P

martina disse...

Pois pra mim é uma dúvida real.
Eu sempre imaginei que a única diferença fosse a pasteurização ou uht, ou sei lá como se chama isso.
Como nos leites, o creme de leite seria a nata na caixinha ou lata.

Ignorância minha, talvez.
Plis, Gi. Explica pra tua amiga burra aqui!

Giana disse...

Meninas
Dei uma pesquisada e confirmou um pouco o que eu imaginava. A nata (diga-se de passagem que só tem assim aqui no sul) tem um percentual de gordura bem maior que o creme de leite de caixinha(que tem em torno de 15-20% agora).
Olhem nesse site que lá tá super explicadinho:

http://www.lacucinetta.com.br/2007/12/creme-de-leite-sour-cream-crme-frache.html

martina disse...

Eu li e reli, e continuo não entendendo bem as diferenças.
E nata é pasteurizada também, ao contrário da informaçao do blog que tu indicou.

Sobre a quantidade de gordura, olhei na tabela nutricional e os valores não fecham. de qualquer forma a diferença é super pequena, tipo 0,3g por 20 g de produto - sendo que a quantidade de gorduras saturadas é a mesma.

Sei lá, eu perguntei de curiosa mesmo. Acho que vou planejar uma visita em alguma fábrica de laticínios, pra aprender direito. hehehe. Quando eu era pequena eu fui na lacesa, foi tão legal! Explicaram todas essas coisas, mas é óbvio que eu não lembro. E ainda deram iogurte de brinde no final. :P

Giana disse...

Bom, vamos pesquisar mais, agora fiquei mega curiosa...