segunda-feira, 11 de maio de 2009

Belém 2 - Panelinha de caramelo


Para compensar a semana passada, publico mais hoje. Essa sobremesa comi no Boteco das Onze, um bar que fica num casarão antigo em Belém chamado Casa das 11 janelas. Apesar do atendimento atrapalhado, a sobremesa foi de encher os olhos e é bem simples de fazer.

Basta colocar açúcar em uma panela até caramelizar. Quando o caramelho estiver bem uniforme, despejar em uma xícara bem untada com manteiga para dar o formato de cestinha. Espero que para desenformar não seja muito complicado...O recheio era uma bola de sorvete com calda de morango. Eu costumo fazer no microondas mesmo, é só lavar os morangos e colocar uns 8 minutos em potência alta em um refratário alto, pois quando os morangos fervem eles sobrem no refratário. Eu costumo usar adoçante (adicionado depois de os morangos estarem cozidos), mas se usar açúcar tem de colocar junto com os morangos no início do cozimento. Juro que não lembro se a calda era quente ou fria, mas deve ficar bom de qualquer jeito.
Vai dizer que essa sobremesa não é para comer com os olhos???

6 comentários:

martina disse...

hahaha! a outra faz uma panela de açúcar e coloca adoçante no morango...

olha, se nao sair da xícara, talvez uma forma daquelas de silicone seja mais fácil.

Myrna disse...

KAKAKAKAKA bem observado, Martina! Mas como diria um conhecido, que almoçava X-tudo calabresa e tomava Diet Coke - é sempre um pouco a menos!
Mas que é lindo, é! Estou salivando aqui...

Giana disse...

Mas na boa, comer a panelinha toda é meio difícil, é muuuito doce. E a calda eu tneho pronta e congelada normalmente...

Giana disse...

Será que dá para jogar caramelo fervendo na forma de silicone??? Fiquei sem saber agora...

Unknown disse...

a cara é ótima, eu que não sou mto de doce achei londo! mas é mta mão pra fazer em casa - trabalhinho de chinês preso, hein, cunhada!

Unknown disse...

Nossa!!!!
Dá água na boca mesmo!!!!
Ótima opção de sobremesa para o findi =)
Beijão