sábado, 16 de maio de 2009

Risoto de pera com gorgonzola

Primeira sexta-feira de friozão em Poa e nada melhor que um risotinho para aquecer a noite.

Para o risoto então:
1 xícara de arroz para risoto (dá para fazer com arroz comum, mas não fica tão cremoso)
1 colher de sopa de manteiga
1 cebola picadinha
1 sachê de caldo de legumes
1/2 xícara de vinhao branco seco
+- 1 xícara de gorgonzola picado (na verdade depende de cada um, eu gosto com sabor bem forte do queijo, mas tem de dar uma provadinha para acertar bem o sabor)
1 pera descascada e fatiada em lâminas
1 chaleira de água quente

Inicialmente derreta a manteiga na panela. Junte a cebola picadinha até dourar. Na seqüência misture o arroz e frite mexendo sempre até ficar bem branquinho. Despeje o vinho de deixe evaporar. Vá colocando a água quente aos poucos e já mexendo de vez em quando. Já junte também o caldo de legumes. Depois de uns 20 minutos cozinhando prove o arroz. Se já estiver quase al dente coloque a pera fatiada, e em seguida o gorgonzola. Cozinhe mexendo sempre até ficar al dente. Está pronto. Bom apetite!!! Fica melhor ainda acompanhado de uma boa taça de vinho, eu sugiro tinto...





5 comentários:

Myrna disse...

Gorgonzola com coisas adocicadas vai bem, né? Eu já conhecia a sopa de pera com gorgonzola, mas o seu risoto me delicioso também!

Ontem fomos a um casamento que tinha um monte de coisinhas deliciosas, inclusive um canapé de creme de gorgonzola com choc-chip meio amargo. Diferente, passado o choque inicial perante o desconhecido :-) estava muito bom!

Giana disse...

Ai Myrna, fiquei muito curiosa com esse canapé- o nome do blog é bicho curioso exatamante por isso. Eu particularmente gosto dessa mistura entre doces e salgados, mas nesse risoto isso fica bem delicado, só para quebrar o sabro do gorgonzola. Particularmente eu adoro hehehe...

martina disse...

ai, é a combinação da moda essa. daqui a pouco vai ter até pizza e xis de pera com gorgonzola...

mas como todas essas combinações, é tri bom. eu continua achando que rúcula combina com tomates secos, apesar de não aguentar mais ver os dois juntos. hehe.
ah, e é bom aproveitar que té na época das peras! ;)

Myrna disse...

Ah, Giana, era na verdade um mini-mini-quiche: fundo de empadinha tamanho festa, creme de quiche com um pouquinho de gorgonzola e uns choc-chips pequenininhos, como se fossem o espinafre do quiche. Bem exótico!

Giana disse...

Meninas, eu curto todas essas combinações...e Myrna, agora fiquei ainda mais querendo esse canapé nham nham...