terça-feira, 26 de maio de 2009

Caldo de mandioquinha com camarão


Bom, essa vai ser a primeira participação das receitas do Fabrício como convidado do blog. Ele inventou essa receita no último domingo à noite

- 1 Kg de mandioquinha (tb chamada batata baroa)
- 2L de água
- 600g de camarão
- 2 envelopes/cubos/colheres de sopa de caldo de camarão
- uma colher de gengibre em pó
- duas colheres de alho em pó
- uma talo de alho poró picado
- pimenta do reino à gosto
- uma maço de nirá (cebolinha japonesa) ou cebolinha comum
- um pouquinho de manteiga

Descascar a mandiquinha e colocar com a água e o caldo de camarão na panela de pressão. Deixar uns 15 minutos depois que abrir pressão. Bater esse caldo no mixer ou liquidificador e reservar. À parte temperar o camarão com o gengibre e o alho em pó e a pimenta do reino. Refogar o alho poró com um pouquinho de manteiga. Na mesma frigideira dar uma grelhada rápida (1-2 minutos) nos camarões e misturar no caldo de mandioquinha já batido. Juntar a cebolinha picada grande e servir... dá um calorão, mas ficou bem bom!!!
Obs: Não ferva o caldo pronto por mais que 2-3 minutos para o camarão não ficar borrachento.
E antes que alguém pergunte, todos os ingredientes podem ser encontrados no Mercado Público aqui de POA (deve ter em alguns mercados tb).

6 comentários:

Dani Oliveira disse...

Oi Giana!
Vim aqui conhecer o seu blog também. A receita do risoto é realmente divina. Uma bela mistura heim. O gorgonzola deve encobrir um pouco o sabor da pêra, mas mesmo assim, a gente deve conseguir sentir a textura dela.
Olha, eu adoro sopas, caldos, cremes e esse aí tá o bicho, com essa batata baroa. Só vou substituir o camarão por um franguinho desfiado, porque não posso comer camarão... hummm... chato né.
Parabéns pelo blog também, bem vinda a blogosfera e vamos nos visitar sempre.
Super beijo =)

Fabrício Pagnossin disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Giana disse...

Dani
Seja bem-vinda!!! Depois me conta se o caldo ficou bom com frango, mas acredito que sim. O que domina mesmo são os temperos e a mandioquinha. Bj

Myrna disse...

AI QUE FOMEEEEE
Estou com água na boca.
Tem umas mandioquinhas na geladeira, cozidinhas no vapor. Mas não tem nadica do resto! Preciso resolver esse assunto amanhã e fazer uma mini-sopa, porque tem só uns 250 g.
Giana, se o blog continuar delicioso assim, daqui a pouco eu não passo mais pela porta da frente :-)

Giana disse...

Myrna, nem me fala, esse blog tá me engordando hahaha...
Sobre tuas mandioquinhas outro dia fiz um purê tão bom...só cozinhei as mandioquinhas ocm um pouc de água, amassei com o garfo, um pouquinho de manteiga e queijo ralado. Aliás, eu mandei fazer e a MH daqui acertou bem direitinho!!!

Unknown disse...

parabéns pro primeiro post blogueiro do maninho! deve ter ficado uma delícia, me babei toda aqui. Quando voltar, quero provar!