domingo, 24 de outubro de 2010

Vitela com molho de chocolate e figos turcos com purê de batatas e castanhas do Brasil

Sábado fizemos uma receita para lá de especial. Eu me encarreguei do purê de batatas e o Fabrício fez a vitela e juntos criamos esse molho de chocolate com figo turco e vinho do porto.

Para a vitela

Essa vitela foi feita à milanesa, assada, ou como é chamada originalmente "cotoleta". Pegue a paleta de vitela desossada e separe em pequenos bifes. Tempere com sal, pimenta, alho em pó, suco e raspas de limão. Deixe a vitela descansar por uns 30 minutos. Depois desse tempo, empane os bifes individualmente em farinha de rosca. Leve ao forno em uma assadeira untada, forno médio por aproximadamente 3o minutos, até dourar (infelizmente dessa vez não dourou muito, deve ter havido algum probleminha técnico...)

Para o molho de chocolate

1 tablete de chocolate 50% cacau (pode até ser mais forte, 70-80%, nem pensar ao leite)
1 caixinha pequena de creme de leite
1 xicara de vinho do porto
200g de figos turcos

Pique os figos turcos e deixe hidratar no vinho do porto. Derreta o chocolate no microondas (2 minutos em potência média-alta por 2 minutos aproximadamente). Acrescente o creme de leite, misture bem. Junte o figo com o vinho ao molho de chocolate. Se necessário aqueça no microondas por mais um minuto.

Para o purê de batatas com castanha do Brasil

5 batata grandes
sal
200g de castanhas trituradas bem fininho
meia caixinha de creme de leite pequena

Cozinhe as batatas sem casca. Reserve a água do cozimento. Amasse-as e vá juntando a água do cozimento até ficr cremoso. Acrescente sal a gosto (eu usei uma colher de sopa rasa), as castanhas e um pouco do creme de leite até ficar cremoso.

O Fabrício fez ainda um brócolis na manteiga com alho para acompanhar. depois de refogado ele juntou pimenta biquinho em conserva para dar um colorido.

Aí foi só servir: a vitela, um pouco de purê com molho de chocolate por cima e os brócolis.

O chocolate dá um sabor inusitado, mas combina muito com o sabor suave da
vitela e com as castanhas. Fica muuuuito bom. Tudo bem que no final a Mari já queria jogar o molho de chocolate em cima de uma bola de sorvete- o que tb deve ficar delicioso, mas eu sugiro uma aventura ao sabor do chocolate em pratos salgados.

3 comentários:

Fabrício disse...

É isso aí amor. Calda de Chocolate para sorvetes tem aos montes, mas esse molho combinou muito bem com a vitela. Dica para os que não estão muito preocupados com a balança...hehehe...colocar um pouquinho de manteiga em cima de cada bife, pois assim vai dourar melhor.

martina disse...

muito legal essa idéia da mistura de nozes no purê de batatas.
certo que vou experimentar.

bom, com chocolate tem o tradicionalíssimo mole, que é muito bom. nunca me atrevi a fazer em casa. quem sabe numa dessas eu me inspiro. ;)

aliás, vocês tão se puxando, hem? parabéns!

Giana disse...

Realmente as castanhas dão um toque especialíssimo ao purê, vale mesmo experimentar.